quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Como criar o SEU BLOG

Matematizando no Blog

Estamos vivenciando uma nova “moda” entre os internautas: a criação de seus diários, ou melhor, seus blogs. O blog é uma página web, atualizada freqüentemente, composta por pequenos parágrafos apresentados de forma cronológica. É como uma página de notícias ou um jornal que segue uma linha de tempo com um fato após o outro. O conteúdo e o tema dos blogs abrangem uma infinidade de assuntos que vão de diários, piadas, links, notícias, poesias, idéias, fotografias, enfim, tudo que a imaginação do autor permitir. Este trabalho tem como intuito despertar o interesse dos futuros professores de matemática para o uso pedagógico de blogs.
O blog “Matematizando”, localizado em http://ruralmat.zip.net, (ilustração a seguir) é uma ferramenta que foi pensada desde a sua etapa de construção, onde nos preocupamos em encontrar um portal que oferecesse o conteúdo necessário para que pudéssemos testar na prática a utilidade desse acessório no auxílio do ensinamento da matemática. Uma das preocupações iniciais foi a de encontrar um blog que habilitasse os cadastrados em todos os níveis de acesso, ou seja, todos podem comentar e postar, dando a idéia de um blog comunitário.





O uso pedagógico do blog propõe uma abordagem diferenciada onde professores de diversas áreas possam utilizar essa ferramenta e serem co-autores de atividades e assuntos que podem ser abordados com os alunos, explorando as várias possibilidades deste novo ambiente de aprendizagem. A escola não pode deixar de aproveitar as contribuições e motivações trazidas pelas diferentes tecnologias informáticas. No entanto, caberá ao professor saber aproveitar o potencial deste tipo de ferramenta para pensar em atividades cognitivamente potencial. Os professores devem, em seus projetos, colocar questões críticas para análise que envolva os alunos a refletir e buscar soluções para resolver problemas buscando autonomia e interação constante entre ambos, formando uma teia de novos saberes através da colaboração. Sendo assim, implementando este tipo de proposta objetivamos.

Objetivos específicos do Projeto:
• Analisar como as interações desenvolvem aspectos no conhecimento de futuros professores.
• Realizar um inventariado de blogs educativos (em geral e em matemática).
• Propor alternativas de uso deste tipo de ferramenta.

Estamos propondo como conteúdo para o blog Matematizando situações em que os Licenciandos inscritos reflitam sobre o planejamento, a avaliação e a importância de atividades lúdicas. Estes são os três principais focos da Disciplina. Considerando a pouca experiência dos futuros docentes com este tipo de ambiente elaboramos um manual de instruções para facilitar o cadastramento e a navegação.


Fonte: http://ruralmat.zip.net/


Publicação de mensagens no blog

1. O "ENVIO DE MENSAGENS" é o 1º separador do lado esquerdo que permite criar uma nova mensagem ou editar mensagens criadas anteriormente. No modo de envio das mensagens pode-se "REDIGIR" as mensagens em modo de escrita normal (aconselhável para quem não tem conhecimento de linguagem HTML) e pode-se também editar o texto em "EDITAR HTML", linguagem HTML (para já não dar muita importância a esta opção).
2. No final de editar uma mensagem pode optar por "PUBLICAR MENSAGEM" ou "SALVAR AGORA ou COMO RASCUNHO"
A opção "PUBLICAR MENSAGEM" permite que a mensagem fique guardada e visível no blog. A Opção "SALVAR AGORA OU COMO RASCUNHO" serve para guardar a mensagem mas de forma que não fique visível no blog

3. Opção "DEFINIÇÕES" serve para fazer uma configuração geral da informação do blog.
4. A Opção "MODELO" serve para fazer alterações na configuração do layout (configuração e estrutura da página) do blog.
5. Opção "Ver Blog" serve para visualizar o blog enquanto se processa à sua elaboração.
Para se colocarem fotos no blog e fazerem slides é necessário alojar as imagens em um site de alojamento de imagens de forma a que elas possam estar disponíveis online e poderem aparecer na página.

Existem diversos sites que permitem o alojamento de imagens mas vamos trabalhar com um site que dê para alojar imagens e fazer slides para assim tornar mais simples todo este processo de aprendizagem.

Vamos em primeiro lugar fazer "SIGN UP" ou "CADASTRAR-SE", ou seja uma inscrição nesse site para que seja possível termos o acesso às ferramentas disponíveis para alojar fotos e fazer slides.

1º PASSO - ENTRAR DIRETAMENTE COM O URL http://www.slide.com/
2º PASSO - Selecionar SLIDE - SLIDESHOWS para entrar na página http://www.slide.com/
3º PASSO - Clicar em "CADASTRAR-SE"
4º PASSO - Adicionar um EMAIL, atribuir uma PALAVRA PASSE e clicar em "CADASTRAR-SE"

AGORA VOCÊ PRECISA APRENDER COMO PASSAR AS IMAGENS PARA O SITE E POSTERIORMENTE PARA O BLOG...FAZER SLIDESHOWS E COLOCAR NO BLOG.

5ºPASSO - Como sabemos, podemos alojar fotos neste site e com elas fazer slideshows. Vamos agora APRENDER COMO ALOJAR AS FOTOS neste site para depois colocarmos no blog.
6º PASSO - Carregar uma imagem, clicar em "PROCURAR"...na janela "PROCURAR ARQUIVO" que abre a pasta de imagem que pretendemos colocar no blog. Selecionar a imagem e clicar em "ABRIR" e o download da imagem será feito para a página "SLIDE" . A imagem está agora alojada.....
7º PASSO - Podes verificar agora a imagem no site "SLIDE". Por baixo da imagem aparece um retângulo azul com 4 códigos. Esses códigos são a imagem traduzida em linguagem HTML, você deve copiar (tecla "CTRL" e tecla "C") todo o código que está no retângulo azul e colar esse código no teu blog no NOVA POSTAGEM.
8º PASSO - No teu blog no modo de edição de mensagens (separador ENVIO DE MENSAGENS) clique em "CRIAR" para criar mensagem (ou editar mensagem se quiseres colocar a imagem numa mensagem que você criou anteriormente). Clicar no item "EDITAR HTML" e colar (tecla "CTRL" e tecla "V" para colar) o código da imagem que copiamos no site "SLIDE".

Nenhum comentário:

Postar um comentário