domingo, 9 de maio de 2010

EAD---> ENSINO À DISTÂNCIA

A Educação a Distância – EAD teve seu início com cursos por correspondência, mas, hoje, a evolução tecnológica possibilita que todo o processo ocorra de forma mais rápida. O rompimento de barreiras geográficas e temporais é a principal vantagem da Educação a Distância. A EAD surgiu como uma modalidade de ensino dirigida a pessoas e ou comunidades que não tenham condições de deslocamento ou acesso ao ensino presencial.



Uma das funções do processo de EAD é possibilitar a aprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentando diferentes meios de comunicação e informação. Trata-se de uma metodologia de ensino que está cada vez mais acessível e tem a finalidade de atender à demanda educacional, aumentando o potencial didático-pedagógico dos alunos com horários flexíveis para aprendizagem.


A EAD surgiu como proposta de um processo de ensino-aprendizagem caracterizado pela separação do professor e aluno no espaço e/ou tempo (Perraton,1988). Jonassen (1992) afirma que o controle do aprendizado é realizado mais intensamente pelo aluno do que pelo instrutor que se encontra distante. As ações do processo são caracterizadas pela comunicação entre alunos e professores, sendo mediada por documentos impressos, on line ou outra forma de tecnologia.


O processo educacional é realizado com uso de plataformas para gerenciamento de cursos, programas que possuem características específicas para a organização e gerenciamento dos conteúdos e atividades avaliativas.


Segundo o MEC, a Educação a Distância utiliza-se de vários meios de comunicação para aproveitar melhor o tempo destinado à aprendizagem. O aluno deve programar seu tempo de estudo e auto-aprendizagem, pois todos os conteúdos das disciplinas ou cursos possuem um plano de aula previamente agendado e elaborado de modo a permitir o acompanhamento dos assuntos junto ao professor.

Por que estudar a distância?

No processo de EAD, você decide onde e quando deseja estudar. Evidentemente que nesse processo, você deve manter uma agenda de compromisso bem organizada para conseguir estudar e cumprir com todos os aspectos relacionados às tarefas e atividades complementares. Recomendamos que você crie condições de acesso e dedicação aos estudos por 2 horas diárias. Não acredite que acumulando horas para o final de semana você possa conseguir recuperar o tempo perdido, pois as discussões em fórum e as atividades de tarefas serão cobradas dentro de prazos pré-estabelecidos.

Estudar a distância é como estudar no ensino presencial?

Estudar a distância exige muita dedicação, organização do tempo, determinação, perseverança, autonomia, domínio de leitura e de interpretação de textos e conhecimento sobre o uso de recursos de tecnológicos usados no processo: uso de email, navegadores de internet (IExplorer - FireFox - Google Chrome ou Safari), editor de textos, planilhas e player (Windows Midia Player ou RealPlayer). Na aprendizagem a distância o próprio aluno determina o tempo de duração de seus estudos no dia e na semana. Esse tipo de aprendizagem (assíncrona = não simultânea) ocorre por intermédio de recursos de comunicação como Internet, vídeo-aula e material impresso. A interação entre o professor e os alunos ocorre num intervalo de tempo não simultâneo.

Quais são os aspectos legais da EAD ?

As vantagens da Educação a Distância têm sido a busca permanente da melhoria de ensino e o atendimento a uma demanda reprimida devido à indisponibilidade de cursos e programas com tempo flexível para o estudo. A adequação de horário e aprendizado interativo fazem com que a educação a distância alcance grande significado no panorama atual da educação em nosso país. Essa metodologia de ensino também tem proporcionado melhorias em complementaridade à modalidade de educação presencial, especialmente no que se refere à relação professor-aluno.


A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, bem como portarias, resoluções e normas do Ministério da Educação que compõem a legislação brasileira do EAD, podem ser encontradas no site www.mec.gov.br.


O acesso ao curso ou disciplina na Internet ocorre através do Portal www.ead.ufsc.br .Uma vez acessado o portal, você deverá digitar seu login e senha para ser transferido diretamente ao curso em que está matriculado. Todo o conteúdo das aulas é disponibilizado para o acesso em horários escolhidos pelo aluno, conforme a sua disponibilidade e organização pessoal.


Sugerimos que o computador tenha, no mínimo, a seguinte configuração: Processador 1.0 Ghz, 512 MB de memória RAM, navegador de internet, editor de texto e planilha, plugins do Flash e leitor de documentos em PDF, além de acesso a um provedor de internet e email pessoal.


É importante verificar a velocidade de acesso à internet, fator determinante na visualização de imagens e outras mídias que serão disponibilizadas nas aulas.