terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Descubra a senha - Poste sua resposta

Dizem que somente pessoas com QI superior a


120 encontram a solução...





Para que seu cérebro continue ativo, pense a respeito.



Quando...



2 + 3 = 10



7 + 2 = 63



6 + 5 = 66



8 + 4 = 96



Então:



9 + 7 = ????

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

TÉCNICAS DE MEMORIZAÇÃO

***Introdução

Seu cérebro é um instrumento incrível, com capacidades que vão muito além dos mais loucos sonhos que qualquer ser humano já teve. Mesmo que você não esteja usando estas capacidades no momento, você possui o poder. Você precisa apenas aprender a usá-lo. As técnicas de memorização visam lhe ensinar a tirar um maior proveito das capacidades de sua memória, usando "truques" que lhe permitirão, com facilidade, realizar proezas que você teria considerado impossíveis se não tivesse feito você mesmo.
Para lhe motivar um pouco mais, vou dar exemplos de algumas das técnicas que você aprenderá, se usar as técnicas ensinadas aqui.
Você será capaz de memorizar listas enormes, com facilidade. Saberá dizer que dia da semana corresponde a qualquer dia deste século. Memorizar números de 50 dígitos ou mais será brincadeira para você. E também será capaz de memorizar os nomes de todas as pessoas que você conhecer, para não passar de novo pela desagradável experiência de trocar o nome de alguém. E depois de aprender todas essas técnicas, aumentará enormemente a sua auto-estima!
****Datas
Nesta parte você aprenderá como saber em que dia da semana cai qualquer dia do ano, ou de outros anos. É uma técnica simples, como todas as outras que eu apresento aqui, e funciona muito bem. Imagine o espanto dos seus amigos quando você lhes disser que memorizou o calendário inteiro... Talvez eles não acreditem e resolvam testar se é verdade mesmo. Claro que esta técnica não funciona assim, você não vai precisar memorizar o calendário inteiro. Tudo que você precisa é memorizar uma fórmula e o dia que cai o primeiro sábado de cada mês. Tão fácil que qualquer criança de oito anos pode aprender!

ACOMPANHE NO SITE AS DICAS:
http://www.clinicadematematica.com.br/TecnicasMemo.htm

Multiplicação Russa

Aos antigos camponeses russos atribuem alguns matemáticos um processo especial de multiplicação, processo que nada tem de simples mas que não deixa de apresentar uma face curiosa.

Vamos supor que, movidos por uma desmedida excentricidade, resolvemos aplicar o sistema russo para obter o produto do número 36, pelo número 13.
Escrevemos os dois fatores (36 e 13), um ao lado do outro, e um pouco afastados:
36 --------- 13
Determinemos a metade do primeiro e o dobro do segundo, escrevendo os resultados em baixo dos fatores correspondentes:
36 -------- 13
18 -------- 26
Procedamos do mesmo modo com os resutados obtidos; isto é, tomemos a metade do primeiro e o dobro do segundo:
36 --------13
18 -------- 26
9 --------- 52
Vamos repetir a mesma operação: calcular a metade do número à esquerda e o dobro do número à direita. Como chegamos a um número ímpar (que no nosso caso é 9), devemos subtrair uma unidade e tomar a metade do resultado. De 9, tirando 1 fica 8, cuja metade é 4. E assim procedamos até chegarmos ao termo igual a 1 na coluna à esquerda.
Temos, portanto:
36 ------- 13
18 ------- 26
9 -----52(X)
4 ------ 104
2 -------208
1 --- 416(X)
Somemos os números da coluna à direita que correspondem aos números ímpares da coluna à esquerda. (Esses números estão marcados com o sinal (X).) Essa soma será:
52 + 416 = 468
O resultado assim obtido (468) será o produto do número 36 por 13.
Ainda um exemplo: vamos multiplicar, por esse extravagante processo, o número 45 por 32.
45 ------- 32(X)
22 -----------64
11 ------ 128(X)
5 ----------- 256
2 ----------- 512
1 ---------- 1024
Somando os números (X), que correspondem aos termos ímpares da coluna à esquerda, obtemos o resultado 1440, que exprime o produto de 45 por 32.
O chamado "processo dos camponeses russos", que acabamos de indicar, não passa de uma simples curiosidade aritmética, pois o prfocesso que aprendemos nas nossas escolas pode ser muito burguês, mas não deixa de ser muitíssimo mais simples e mais prático.


Texto extraído do livro "Matemática Divertida e Curiosa" de Malba Tahan, Editora Record.